O uso do "Por que" - "Por quê" - "Porquê" - "Porque"
- 25 de mai. de 2017
- 1 min de leitura

"Por que" - É usado quando é feita uma pergunta no inicio da frase e também se refere á razão, motivo e causa ou quando você pode substituí-lo por "pelo qual" e assim por diante seguindo o plural.
Exemplos: Por que não viemos mais cedo?
Por que não conseguimos nos encontrar?
"Por quê" - Usamos este "Por quê" no final de frases que tenham apenas um ponto depois dele (final, interrogativo, exclamativo...).
Exemplos: Iremos só agora por quê?
Eu apenas disse o por quê.
"Porquê" - È utilizado quando houver um artigo antes deste "porquê", ou quando ele for usado como substantivo.
Exemplos: O porquê disso tudo ter ocorrido ainda não foi esclarecido.
As pessoas não dizem o porquê da história.
"Porque" - È usado quando demonstra explicação ou causa, e também quando podemos substitui-lo por "pois".
Exemplos: Não faça isso porque se não irá irrita-lo. (explicação)
Não irei responder porque minha garganta está ruim. (causa)


Comentários